▬ Certificados digital ▬
O certificado digital é basicamente um instrumento que permite que pessoas físicas ou jurídicas assinem documentos digitalmente e se identifiquem em ambientes online.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o uso do certificado digital tem total validade jurídica, seja com órgãos públicos, prefeituras, tribunais, órgãos fiscalizadores, etc. Ou seja, ao utilizar essa tecnologia, a sua empresa fica tão resguardada quanto se tivesse assinado os documentos à caneta.
Existem dois tipos de certificado digital para empresas:
- A1 — software que pode ser instalado em um ou mais computadores, com validade de até 1 ano
- A3 — dispositivo físico utilizado para assinaturas digitais, com validade máxima de 3 anos (pode ser um token ou um smartcard)
Como posso adquirir o certificado digital?
O primeiro passo é decidir como vamos armazená-lo. Ele pode ser arquivado na sua carteira profissional (caso seja modelo Smart Card), em um token, em um cartão smart card ou em nuvem. Caso você possua um smart card ou token, você poderá reutilizá-lo. Do contrário, você pode adquirir um novo conosco.
Caso você já tenha um certificado A3 em cartão ou token, ou queira fazer um certificado novo em nuvem, nós podemos fazer o processo todo on-line, sem que você precise se deslocar até uma unidade, ou ainda podemos marcar um horário para lhe atender em uma unidade, caso você prefira.
Se for sua primeira emissão, e você queira fazer um certificado A3 em cartão ou token, o processo precisa ser feito presencialmente, podendo ser agendado.